quarta-feira, 10 de junho de 2009

DIA DE CAMÕES


Amor é fogo que arde sem se ver

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luís de Camões

domingo, 3 de maio de 2009

DIA DA MÃE


Mãe,



Ofereceste-me a melhor prenda,

a vida…

e por isso nunca serás esquecida.

Ensinaste-me a conquistar a felicidade,

e, a nunca desistir

de uma grande amizade.

Sempre me deste amor,

e encheste o meu mundo cheio de cor.

Para ti…

meus braços estarão sempre abertos,

prontos para te abraçar.

Nunca… mas nunca te vou apagar

Do meu pobre coração,

Tua imagem estará sempre guardada,

como uma boa recordação…

quinta-feira, 30 de abril de 2009

NEWSGROUPS



Antes da web, dos navegadores e antes do e-mail, as comunicações on-line consistiam em postar mensagens de texto em quadros de avisos eletrônicos, nos quais outras pessoas podiam ler as mensagem e respondê-las. A Usenet começou como um grupo desses quadros de avisos (agora chamados fóruns ou grupos de notícias) criados em 1979 por Steve Bellovin, Jim Ellis, Tom Truscott e Steve Daniel na Duke University. Com o passar do tempo, o número desses grupos de notícias cresceu muito, sendo hospedados no mundo inteiro e abrangendo todos os assuntos imagináveis sobre os quais as pessoas conversam.
Embora informações incrivelmente valiosas estivessem disponíveis nos grupos de notícias, a localização de tais informações exigia uma série de acrobacias tecnológicas. Uma pessoa iniciava um assunto fazendo uma postagem em um quadro de avisos. Outra pessoa respondia. Essa postagem inicial e a resposta constituíam então um "thread" sobre o assunto. O thread crescia até incluir dezenas ou até mesmo centenas de pessoas respondendo à primeira postagem ou a qualquer outra postagem subseqüente. Novos threads eram criados a partir de outros threads, como ramificações da discussão original. Pense nessa primeira postagem como uma célula simples, dividindo-se cada vez mais, crescendo e se transformando em progressão geométrica desenfreada. O resultado era algo digno de um filme de terror. Encontrar uma informação específica na Usenet era uma tarefa igualmente horrível. Para tornar tudo isso ainda mais complexo, quase todos os servidores de notícias apagavam as mensagens após alguns dias ou, no máximo, após algumas semanas. As mensagens excluídas são excluídas dos fóruns de discussão ativos e não podem mais ser visualizadas ou pesquisadas pelos utilizadores.

SERVIDORES DE NEWS


O serviço de NEWS, ou USENET NEWS, como também é conhecido, é constituído por um conjunto de grupos de discussão, onde pessoas com os mesmos interesses e/ou preocupações debatem os mais variados assuntos.
Actualmente existem vários milhares de grupos, organizados por grandes hierarquias de assuntos.
Qualquer utilizador pode participar nestes grupos lendo os artigos que outros enviaram ou submetendo artigos próprios. Esta informação é armazenada em sistemas próprios, designados Servidores de NEWS, que estão ligados entre si através da Internet, procedendo de uma forma automática à distribuição e recolha dos artigos enviados por todo o mundo.

CUTE FTP


O CuteFTP Home, como o nome sugere, é um aplicativo de FTP. Tem como ponto positivo uma interface bastante simples de usar.

O que faz o CuteFTP Home também ter essa característica é um assistente que auxilia o internauta na conexão com os servidores FTP. Por causa dessa ajuda do software, até usuários mais leigos conseguem utilizar os seus recursos.

E por falar em recursos, o CuteFTP Home não faz feio nessa categoria. Com ele, é possível realizar backups de arquivos e documentos em servidores remotos que oferecem suporte ao protocolo FTP. O programa tem ainda um sistema de busca para os internautas localizarem seus arquivos nos servidores FTP - essa ferramenta pesquisa por nome, tamanho e data de criação e modificação do arquivo.

E para casar bem com a era da internet rápida e multimídia, o CuteFTP Home tem alguns recursos para os internautas baixarem ou trocarem músicas, vídeos e, principalmente, podcasts via o protocolo FTP, por meio de servidores exclusivos. Além disso, tem embutido um pequeno editor de HTML, que pode ajuda bastante quem trabalha com internet.

COMANDOS FTP


FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo, ou seja uma linguagem standard de comunicação entre duas máquinas, permitindo à máquinas de tipos diferentes (ou cujo sistema de exploração é diferente) transferir ficheiros sobre uma rede que funciona sob TCP/IP.
FTP funciona num ambiente cliente/servidor, ou seja que a máquina distante é configurada em servidor e por conseguinte espera que uma máquina pede-lhe um serviço. Sob UNIX, o serviço é fornecido por que chama-se um demónio, uma pequena tarefa que funciona em fundo. O demónio FTP chama-se ftpd.
Os "software" clientes são numerosos, certos são em linha de encomenda (por exemplo a encomenda ftp, aplicada em padrão sob numerosos sistemas de exploração), mas uma grande maioria permite manipular ficheiros sob uma conversão gráfica (CuteFTP por exemplo), tornando as transferências de ficheiros mais conviviais.
O protocolo FTP permite trocar um ficheiro ao mesmo tempo, nos dois sentidos entre a máquina cliente (à que iniciou a conexão, por conseguinte a máquina recorrente) e a máquina servidor (à que fornece o serviço FTP, por conseguinte a máquina chamada). O protocolo FTP permite também outras ações como a criação e a supressão de directórios (na condição de estiver vazio), a listagem dos ficheiros, a supressão e o renommage de ficheiros, etc.

FTP


FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na internet.
Pode referir-se tanto ao protocolo quanto ao programa que implementa este protocolo (Servidor FTP, neste caso, tradicionalmente aparece em letras minúsculas, por influência do programa de transferência de arquivos do Unix).
A transferência de dados em redes de computadores envolve normalmente transferência de arquivos e acesso a sistemas de arquivos remotos (com a mesma interface usada nos arquivos locais). O FTP (RFC 959) é baseado no TCP, mas é anterior à pilha de protocolos TCP/IP, sendo posteriormente adaptado para o TCP/IP. É o padrão da pilha TCP/IP para transferir arquivos, é um protocolo genérico independente de hardware e do sistema operacional e transfere arquivos por livre arbítrio, tendo em conta restrições de acesso e propriedades dos mesmos.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Servidores Web


Os servidores web são a espinha dorsal da Internet, são eles que hospedam todas as páginas, incluindo os mecanismos de busca e servem como base para todo tipo de aplicativo via web, incluindo os webmails. No futuro, esta tendência deve se acentuar, com páginas web dinâmicas e aplicativos via web substituindo cada vez mais os aplicativos desktop.
Nos primórdios da internet, eram utilizadas apenas páginas html estáticas e scripts CGI. O Apache em si continua oferecendo suporte apenas a esses recursos básicos, mas ele pode ser expandido através de módulos, passando a suportar scripts em PHP, acessar bancos de dados MySQL, entre inúmeros outros recursos. Sempre que é solicitada uma página em PHP ou outra linguagem, entra em ação o módulo apropriado, que faz o processamento necessário e devolve ao Apache a página html que será exibida. Entram em ação, então, os gestores de conteúdo e fóruns, que combinam os recursos do PHP com um banco de dados como o MySQL, acessado através dele. A combinação de tudo isso forma a solução que é popularmente chamada de "LAMP" (Linux + Apache + MySQL + PHP).

Motores de Busca


Os motores de busca utilizam software conhecido como ''aranhas'' ou "robots" que percorrem "toda" a Internet em busca da informação (documentos ou endereços de páginas web) que se pretende. Os dados são recolhidos para o index dos motores de busca, que cria uma base de dados com essa informação. A forma como a informação é indexada depende de cada motor de busca, podendo ser feita por palavras, títulos, URL's ou por directorias. Assim, sempre que se introduz uma palavra ou um conjunto de palavras que se pretende pesquisar, as bases de dados são percorridas em busca de documentos ou sites que lhe correspondam. O resultado da busca é dado em hyperlinks, podendo clicar-se em cada uma das entradas para aceder à informação.

sábado, 21 de março de 2009

Dia Mundial da árvore


A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso. A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de 1913.Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.

quinta-feira, 12 de março de 2009

PROTOCOLO MAIL


IMAP (Internet Message Access Protocol) é um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3 - protocolo que a maioria dos provedores oferece aos seus assinantes. A última versão é o IMAP4. O mais interessante é que as mensagens ficam armazenadas no servidor e o internauta pode ter acesso a suas pastas e mensagens em qualquer computador, tanto por webmail como por cliente de correio eletrônico (como o Outlook Express ou o Evolution). Outra vantagem deste protocolo é o compartilhamento de caixas postais entre usuários membros de um grupo de trabalho. Além disso, é possível efetuar pesquisas por mensagens diretamente no servidor, utilizando palavras-chaves.

PROTOCOLO HTTP


HTTP (acrônimo para Hypertext Transfer Protocol, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto) é um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para transferir dados por intranets e pela World Wide Web.
Normalmente, este protocolo utiliza o porta 80 e é usado para a comunicação de sítios web, comunicando na linguagem HTML. Contudo, para haver comunicação com o servidor do sítio é necessário utilizar comandos adequados, que não estão em linguagem HTML.
Para acedermos a outro documento a partir de uma palavra presente no documento actual podemos utilizar hiperligações (ou âncoras). Estes documentos encontram-se sítio com um endereço de página da Internet - e para entrarmos neles devemos digitar o respectivo endereço, denominado URI (Universal Resource Indentifier ou Identificador Universal de Recurso), que não deve ser confundir com URL (Universal Resource Locator ou Localizador Universal de Recurso), um tipo de URI que pode ser directamente localizado.

PROTOCOLO GOPHER


Gopher é um protocolo de redes de computadores que foi desenhado para indexar repositórios, atuando assim como um mecanismo de busca, de documentos na Internet. Foi especificado em 1991 por Paul Lindner e Mark McCahill da Universidade de Minesota.
As informações acessadas através do Gopher ficam localizadas em servidores apropriados nos quais roda um programa que as organiza por assunto, e as disponibiliza organizadas em uma estrutura hierárquica na forma de menus (diretórios), semelhante àquela do seu gerenciador de arquivos. Cada vez que você clica sobre uma pasta o Gopher mostra a você as outras pastas e/ou arquivos que se encontram dentro desta (navega para um nível mais interno na hierarquia).

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

TCP/IP


Conjunto de protocolos Internet, definindo como se processam as comunições entre os vários computadores. Pode ser implementado em virtualmente qualquer tipo de computador, porque não é uma tecnologia proprietária (i.e., em termos de concepção, é independente do hardware e de sistemas operativos). Geralmente, para além dos protocolos TCP e IP (porventura os 2 mais importantes), o nome TCP/IP designa também o conjunto dos restantes protocolos Internet: UDP, ICMP, etc.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

DIA DOS NAMORADOS


Amor·Ninguém consegue entender o Amor, É um sentimento sem limitesSem razõesSem alternativas...O amor não enxerga a belezaE nem a riqueza,Apenas a pureza e a simplicidade.Não escolhe tempo e nem espaço para surgir.É algo espontâneo,O qual nada consegue impedir que seTransforme num sentimento inexplicável,O qual te faz passar noites em claro,E viagens pensandoSem reações...Deixando que os pensamentos tomem conta de seu ser,Te deixando com os olhos arregaladosPor não entender como isso foi acontecer...E quando o Amor passa de sonhosPara Realidade, é como se seu serGanhasse asas,E você conseguisse voar pra qualquerLugar do universo.O segredo do Amor está trancado por sete chaves,Chaves perdidas as quais todos procuram...Mas a procura será eterna,Pois o segredo do Amor é algo sagrado,Só DEUS tem em mente esse sagrado segredo,Que será guardado pelaEternidade!!!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Olá a todos...

Esta é a 1ª mensagem deste blog. Espero que gostem deste blog... beijinhos